11 de junho de 2011

O Caminho do Estrago (Nova DROGA: Óxi)

 1. A CHEGADA: Em cinco segundos, o óxi, já processado no organismo, chega ao cérebro, provocando sensação de euforia imediata, com potência até dez vezes maior que a provocada na cocaína cheirada, mas menos duradoura. Em média, quatro minutos. O cal virgem pode provocar cegueira momentânea. É a reação à fumaça.

 2. A DOPAMINA: É uma substância psicoativa, produzida no organismo em situações ligadas à sensação de prazer e necessidade. Drogas com base de cocaína desregulam a transmissão. A dopamina circula pelo cérebro por mais tempo. E a potência do fenômeno, com o óxi, será maior.

 3. O PRAZER: Com excesso de dopamina, a sensação é de prazer imediato. No viciado(a), o cérebro torna-se dependente. Na abstinência, o estado de excitação (fissura) se torna depressão. Tamanha atividade cerebral tende a deterioras partes como a responsável pela memória.


 4. A SOBREVIVÊNCIA: A função primordial do núcleo de prazer do cérebro é garantir sobrevivência. Estão associados funções como alimentação, proteção e sexo. Ao mesmo tempo, a droga trava funções de planejamento e freio social. Para o cérebro corrompido pela substância psicoativa está é uma questão de sobrevivência.

 5. A INSÔNIA: A droga desencadeia no cérebro ações de vigilância, como fugir ou lutar. Por isso o viciado fica horas acordado. E quando dorme, desaba: o sistema apaga sem o estímulo.



                 
          Na foto - o óxi

Nenhum comentário: